top of page

Hanukkah / Chanukah

  • Foto do escritor: Bruno Henrique
    Bruno Henrique
  • 23 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de dez. de 2024

Conhecida como festa das luzes ou dedicação, criada pelos judeus, não é uma festa de Adonai pedida à população.

Começa dia 25 de (dezembro / kislev) e dura 8 dias, João.10:22.

Por 8 dias Adonai manteve as chamas acesas do candelabro dentro do templo em Jerusalém enquanto Israel era libertado em uma guerra, 162 AC.

O candelabro de 7 pontas por regra, apagava em até 24h por falta de óleo, azeite, daí nasceu a gratidão, a comemoração pelo livramento e pelo milagre do azeite não acabar, criando-se um candelabro de 9 pontas, 8 dias + Adonai = candelabro de 9 braços.

Só após essa guerra que Israel pôde interagir e purificar o templo que havia sido invadido, e tudo volto ao normal.


E hoje?

Jesus nos tornou Israel espiritual, somos um com eles pela graça, Jesus, eles são nossos irmãos mais velhos, Romanos.11.

O fogo é a presença do Pai, nossa paternidade.

O óleo, azeite é a presença do Espírito Santo em nosso espírito, símbolo de santidade.

As 8 chamas representam a oportunidade de salvação para a humanidade, 8 é recomeço, misericórdia, continuação ou reset de um ciclo.

A 9ª chama é a presença de Jesus entre nós, o eixo central que sustenta tudo, servindo dentro do templo, mantendo as chamas de paixão acesas.

A benção das festas judaicas é que elas promovem comunhão, cura e vários outros fatores que Adonai nos deixou como códigos culturais, coletivos.

Não queremos aqui distorcer o que é cultura de Israel, jamais, porém o que Adonai fez foi pelo que Ele é, foi pelo código do azeite para a humanidade, não foi algo tão exclusivo para os israelitas, a graça de Yeshua hoje se estende para quem quiser ser salvo.


Curiosidades!

A religião romana, a grande meretriz, mais uma vez tentou abafar e excluir os segredos de hanukkah da humanidade e calendário, colocando o natal no lugar, apresentando o falso Cristo como sempre (´papai` noel, Nicolau, Saturno, etc).

Essa religião é liderada por Baal, aquele que tentou mudar a bíblia, a torah, as pronúncias poderosas da bíblia no seu original, ele não suporta o original porque isso lhe causa dores nos ouvidos, por isso tentou mudar os tempos e estações dos calendários.

Hoje o povo pagão, gentio, cultua um falso natal (romano) sem terem tido um real encontro com Cristo, aquele que nasceu para salvar, aquele que foi espremido no monte como azeitona virgem.

Prefira o azeite puro que vem do Espírito Santo do que um noel com sua falsa paternidade.

Infelizmente poucas igrejas falam de hanukkah, o que deveria ser uma ´obrigação`, pelo fato de sermos um com Israel.


Como comemorar?

Essa é a festa em que mais se lê a torah, bíblia nos sábados e demais momentos, ou seja, isso nos revela a necessidade da paixão pela palavra, o nosso pão vivo que desceu do céu, Jesus.

Veja mais materiais sobre hanukkah em sites judaicos caso queira comemorar como os judeus, porém isso não acrescenta espiritualidade em nós cristãos, somente entretenimento, culinária e comunhão.

O que você pode é comprar um candelabro de 9 braços e acendê-lo profeticamente em GRATIDÃO ao que ocorreu no passado, orando, mantendo mais intimidade com o Espírito Santo e guerreando pela fé contra a falsa paternidade secular.

Cada familiar pode acender uma vela por dia.

Há orações específicas que os judeus fazem, para saber quais são você tem que pesquisar ou comprar os livros de orações tradicionais deles.

Orações:

Dia 1: Não se sentir sozinho ou depressivo, faça afirmações contra esses pensamentos e sentimentos; somos um corpo de Cristo mundialmente.

Dia 2: Vida a dois; foco no casal; pedir bençãos a favor do casal do lar; saúde; longevidade; prosperidade.

Dia 3: bons filhos com muita saúde e alegria.

Dia 4: pelas mães, esposas e avós da família, a fim de que sejam benção para seus maridos e famílias.

Dia 5: Ler a bíblia ou os 5 primeiros livros; orar para que seus filhos e maridos sejam discípulos de Cristo; orar por revelação e vida iluminada pela luz de Adonai.

Dia 6: expressar gratidão por tudo que tem e terá.

Dia 7: orar para que o dia de descanso seja sempre abençoado, alegre e protegido.

Dia 8: orar por milagres sobrenaturais acima das leis da natureza humana.

Como acender as velas, acenda a vela central no primeiro dia às 18h e depois a primeira da esquerda pra direita somente, do segundo dia em diante, use a vela central para acender as outras da esquerda para direita, uma a cada dia, ou seja, são 8 dias de foco no que Adonai fez. Use a chama natural da vela central para acender as outras, o fogo do céu que manteve tudo aceso sobrenaturalmente.

Porém não se perca, não perca seu propósito de anunciar Jesus às nações o mais rápido possível, você não é judeu, porém podemos comemorar com eles a maioria das festas, já que as festas são de Adonai e não dos judeus.

Admirar judeus tem seus limites, não se perca, mantenha o foco no que Cristo está fazendo a nível global.

Festa da dedicação significa que todo templo (igreja) onde adoramos a Cristo deve ser mantido com zelo por nós cristãos, da mesma forma que Zacarias pai de João Batista zelava como sacerdote. Fora isso, nós somos o templo do Espírito Santo, o local que deve ser santo, sagrado e cuidado com saúde principalmente.

Observação: Não se envolva com kabalah, essa prática é anti bíblia e negativa espiritualmente.

Feliz Hanukkah pra você, com propósito e entendimento!


Gostou?

 

Semeie financeiramente sobre nosso ministério.

Pix: bruno1982h@gmail.com ou de várias outras formas por aqui https://pag.ae/7ZrRBWHup

 

Temos um projeto ´vaquinha` de cura interior, detox e eco pedagogia para crianças e adultos, tudo no campo. Apoie com seu máximo!

 

 

 

Seguro de carros, contrate aqui: wa.me/5511948493049 ou pelo email bruno1982h@gmail.com

 

Siga e nos encontre: #bruno1982h

 

REPASSE

 

Happy hanukkah. Feliz chanukah. Happy holiday. Candelabro. #bruno1982h
Festa da dedicação

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page